quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Arte da Harmonização

A harmonização enogastronomica deve ser tão perfeita quanto a de uma orquestra, você sabe diferenciar seus instrumentos um a um quando presta a devida atenção mas num todo é onde  realmente vai encontrar a beleza ou o prazer.
Sempre que vamos harmonizar vinhos e comidas temos que ter em mente que um vai trabalhar sempre em função de outro, e não tem como fugir.
Mas, como se faz? Por que às vezes é tão difícil equilibrar sabores?
Primeiro temos que ter em mente que não é tão complicado assim se tivermos algumas informações bem básicas ates de começar.
Qual o tipo de comida que será servido? Será um só prato ou será um menu com entrada, prato e sobremesa? Vamos ter vinhos para todos os pratos ou só para o principal, ou só para sobremesa?
E a entrada ?
Ok, eu sei que já comecei a complicar , mas no fundo é fácil.
Pratos leves com vinhos leves , pratos mais elaborados com vinhos mais encorpados e sobremesas mais leves com vinhos de colheita tardia e mais gordurosas com um vinho fortificado.
Mas também temos a harmonização por opostos, como um Sautern ou um Tokaji com um bom queijo azul, tipo gorgonzola ou roquefot. E também temos a opção de um bom espumante doce tipo Moscatel com  frutas brancas assadas.
Outra dica é sempre observar a origem do prato e do vinho, geralmente já é mais de meio caminho andado. Por exemplo um leitão da Bairrada com espumante brut - A espumante vai "lavar" a boca da gordura e enaltecer sabores, ou então um espaguete ao sugo com um Chianti - a acidez do tomate e do vinho se completam, o churrasco com um Malbec - a doçura presente na carne(mal passada) e os florais do malbec. Entenderam a ligação?
Mas eu sou da opinião que não é tudo que deve harmonizar, por exemplo Feijoada ou pratos com muita fritura ou currys muito apimentados.

A história do vinho e da gastronomia sempre andaram de mãos dadas. Na dúvida um espumante quase sempre salva tudo, de preferência rosé.
Eu irei postar algumas receitas depois com as devidas harmonizações e darei mais dicas para facilitar vossas vidas, queridos leitores! Mas pode ter certeza que hoje com toda informação disponível na net e livrarias do ramo, ficou muito mais fácil passar por isso.
Uma dica é o livro "Enogastronomia - A Arte de Harmonizar Cardápios e Vinhos" da sommelier Deise Novakoski e do Chef Renato Freire, da Editora SENAC.
E lembrem-se que o prazer não tem manual de instrução e que é sim uma coisa muito pessoal, essas dicas são generalizadas e sim funcionam com 99,9% das pessoas, mas se você é um dos 0,1% e gosta de beber um vinho doce com arroz e feijão e o mais importante, se te dá prazer, faça  e não ligue para ninguém.
Saúde!!

Um comentário:

  1. Legal o post! O livro citado é muito bacana e ajuda a se ter uma base para harmonização.
    Vale lembrar porém que, depois de um tempo treinando, é importante prestar atenção na elaboração do pratos, pois a dica básica de peixe com vinho branco, por exemplo, vai por água abaixo se o peixe for elaborado com molhos ou condimentos muito fortes ou vice-versa!!! É isso! Parabéns, Edu!

    ResponderExcluir